Ciclovia

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ultimamente tenho pedalado bastante. Vou e volto para a academia diariamente, na hora do almoço. Assim aproveito e reforço a malhação, além de contribuir para o meio ambiente, poluindo menos.

Confesso que não me surpreendo. Apesar de ter ciclofaixa aos domingos, campanha para o uso da bicicleta, as pessoas não estão preparadas para conviver com o ciclista.

Os motoristas não fazem idéia de como seria simpático abrir10 cmpara o ciclista passar pelo cantinho, naquela subida enorme. Para eles tanto faz, porque só precisam colocar o pé no acelerador e o carro anda. Mas para quem vem pedalando, uma brechinha pode ser tudo.

Todos parecem que gostam de tirar uma “fina” do ciclista e olham pra gente como se não tivéssemos nada para fazer. O fato de pedalar pela cidade ainda da impressão de férias para as pessoas, por isso os olhares de desdém, como quem diz: “essa pessoa não tem o que fazer, fica andando de bicicleta na rua, atrapalhando o trânsito”!

A sociedade ainda terá muito que aprender, antes de conseguir migrar míseros adeptos ao pedal.

Mas, vejamos como isso funciona na Holanda: o país da bicicleta.

Imagine um estacionamento para 8 mil bicicletas. Ficou pensando em como acharia a sua? Em Amsterdã é assim, e você tem que ficar esperto para não perder a sua magrela no meio de tantas.

Mas diferente do Brasil, na Holanda o trânsito foi adaptado às bikes, com sinaleiras, placas, ciclovias e estacionamentos. Mas a principal característica (além da planície da cidade) é a cultura local. Os holandeses convivem muito bem entre as bikes, homens andam de terno, mulheres fazem compras e carregam sacolas. Enfim a bicicleta faz parte da cultura local.

Será que um dia isso vai existir no Brasil?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: